Definições

situação construída - Momento da vida, concreta e deliberadamente construído pela organização colectiva dum ambiente unitário e dum jogo de acontecimentos.

situacionista - Aquilo que se relaciona com a teoria ou a actividade prática duma construção das situações. O indivíduo que constrói situações. Membro da Internacional Situacionista.

situacionismo - Vocábulo sem sentido, abusivamente forjado por derivação do termo anterior. O situacionismo não existe; isso significaria uma doutrina de interpretação dos factos existentes. A noção de situacionismo é obviamente concebida pelos anti-situacionistas.

psicogeografia - Estudo dos efeitos exactos do meio geográfico, conscientemente ordenado ou não, que age directamente sobre o comportamento afectivo dos indivíduos.

psicogeográfico - Relativo a psicogeografia. Aquilo que manifesta a acção directa exercida pelo meio geográfico sobre a afectividade.

psicogeógrafo - Indivíduo que investiga e transmite as realidades psicogeográficas.

deriva - Modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade urbana: técnica da passagem brusca através de ambientes variados. Emprega-se também, mais particularmente, para designar a duração dum exercício continuo desta experiência.

urbanismo unitário - Teoria da utilização global das artes e técnicas que concorrem para a construção integral dum meio ambiente em ligação dinâmica com experiências de comportamento.

desvio - Emprega-se como abreviação da seguinte fórmula: desvio de elementos estéticos pré-fabricados. Integração de produções artísticas actuais ou antigas numa construção superior do meio ambiente. Neste sentido, é impossível existir uma pintura ou uma música situacionista; o que pode ocorrer é uma utilização situacionista destes

meios. Numa acepção mais básica, o desvio no interior das antigas esferas culturais constitui um método de propaganda, testemunhando o desgaste e a perda de importância destas esferas.

cultura - Reflexo e prefiguração, em cada momento histórico, das possibilidades de organizarão da vida quotidiana; complexo da estética, dos sentimentos e dos costumes graças ao qual uma colectividade reage sobre a vida objectivamente determinada pela economia. (Apenas definimos este termo na perspectiva da criação dos valores, não na do seu ensino.)

decomposição - Processo através do qual as formas tradicionais da cultura se autodestruíram, sob o efeito do aparecimento de meios superiores de dominação da natureza, permitindo e exigindo construções culturais superiores. Distinguimos uma fase activa da decomposição, demolição efectiva das velhas superestruturas - que se conclui por volta de 1930 - e uma fase de repetição, que desde então domina. O atraso na passagem da decomposição às novas construções decorre do atraso que se verifica na liquidação revolucionária do capitalismo.

I.S. n.º 1, Junho de 1958